sexta-feira, 8 de junho de 2012

“O BRASIL NÃO TEM POVO, TEM PUBLICO” – LIMA BARRETO.

O povo brasileiro nunca participou de fato de uma decisão política do país eles simplesmente se conformavam com a situação e no decorrer da história isso foi passando de geração em geração e a população ainda hoje é conformada.




Na antiga Republica, só votavam os homens, os chamados “cidadãos”. Porem havia os mais poderosos, donos de grandes latifúndios, os chamados coronéis, que controlavam tudo em sua região, até mesmo o voto de seus subordinados. Os coronéis estabelecia uma dependência dos seus trabalhadores, através de auxílios para educação dos filhos, em casos de doenças, assim era uma maneira dele mantê-los sobre seu controle, e em troca desses “favores” os coronéis exigiam que seus empregados votassem naquele candidato que ele apoiava, para garantir que isso seria feito, eram mandados jagunços seguir os trabalhadores e aquele que se recusasse a votar no candidato escolhido pelo coronel era castigado. Esse método de controle ficou conhecido como voto de cabresto. A influencia dos coronéis também chegava às cidades. Sendo assim, os poucos cidadãos que tinha direito ao voto, não participavam em nada das decisões políticas e sociais do seu país.
Ainda hoje é possível constatar alguns aspectos presentes desde o tempo da Republica Velha. Na republica atual pode-se perceber que houve algumas, poucas, mudanças, por exemplo, as mulheres, os analfabetos, mendigos que antes eram excluídos do direito do voto, hoje o têm, sendo facultativo para os analfabetos, idosos com mais de 60 anos e jovens entre 16 e 18. O voto que era aberto, hoje é secreto, o que dificulta as fraudes, mas não impede as manipulações. Apesar dessas mudanças na constituição, ainda é possível notar certo “coronelismo” na sociedade. Muitos dos nossos candidatos políticos aproveitam da situação dos eleitores menos favorecidos ou até mesmo da ingenuidade desses, e oferecem “ajudas” que o eleitor precisa, faz promessas, favores, e acabam “conquistando”, ou seja, comprando o voto dessas pessoas. 




4 comentários:

  1. Muito obrigado, esta precisando de um texto para meu trabalho!

    ResponderExcluir
  2. muda esse grafia horrível para ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Texto bom mas tem que melhorar a concordância verbal e a acentuação.

      Excluir